Você sabia que existem mais de 700 espécies de bactéria na sua boca?

A boca é a segunda cavidade mais contaminada do corpo humano, só perde para o ânus.

Estudos feitos na década de 90 identificaram pelo menos 700 tipos diferentes de germes vivendo em comunidades na cavidade bucal.

A boca  é uma verdadeira colônia de bactérias, que se fixam na superfície dos dentes, nas próteses ou na própria mucosa, formando o biofilme ou placa bacteriana.

Esses micro-organismos, se acumulados, podem causar doenças locais, como a cárie, a gengivite e a periodontite, mas também podem desencadear problemas em outras partes do corpo.

As bactérias da boca podem acarretar um processo de inflamação nas gengivas e entrar pela corrente sanguínea, resultando em outras doenças, como, por exemplo, a endocardite bacteriana (inflamação que afeta as válvulas e o tecido que reveste o coração) ou uma pneumonia, ao levar a infecção para os pulmões, dentre outras doenças que citamos na matéria da modelo Renata Banhara.

Abaixo falaremos sobre as principais bactérias da flora bucal:

ESTREPTOCOCOS

blog-imagens (6)As bactérias do gênero Streptococcus fazem parte da flora bucal do ser humano.

Na boca podem ser encontrados vários tipos da bactéria, como Streptococcus mutans, Streptococcus salivarius, Streptococcus pneumoniae, Streptococcus mitis e Streptococcus pyogenes.

A bactéria Streptococcus mutans vive na superfície dos dentes e alimenta-se de açúcar, participando do processo de conversão da sacarose em ácido láctico, capaz de dissolver o esmalte do dente e provocar cáries.

A bactéria Streptococcus gordonii, por sua vez, também pode ser encontrada no biofilme que cobre os dentes e suas proteínas são capazes de atrair outras bactérias, como a Porphiromonas gingivalis, presente em infecções gengivais.

ESTAFILOCOCOS

blog-imagens (7)

Bactérias de parede celular espessa e forma oval, as espécies Staphylococcus epidermidis e Staphylococcus aureus são as mais comumente encontradas na boca. Estas bactérias formam colônias na pele, boca e intestinos.

Isso não significa que acarretarão em doença ou infecção, mas caso haja enfraquecimento nas barreiras de defesa do corpo, elas podem invadir outros pontos, resultando em processos infecciosos — por essa razão, são conhecidas como organismos oportunistas.

LACTOBACILOS

01As bactérias do gênero Lactobacillus convertem também lactose em ácido láctico que, como foi dito, pode ser responsável pelo surgimento de cáries.  Elas são bactérias de parede espessa e em forma de hastes compridas.

E. COLI

Resultado de imagem para e coli

Bactérias Escherichia coli têm a forma de bastonete e são mais comumente encontradas no intestino. Porém. é possível encontrar uma pequena quantidade desse microrganismo na boca, sendo uma das poucas bactérias gram-negativas presentes na cavidade oral.

Prevenção e o papel do dentista
Assim como nos intestinos,  presença de colônias de bactéria na boca, não é sinônimo de problema.

O que causa problemas é quando há o desequilíbrio, acúmulo excessivo ou quando elas encontram uma saída para entrar na corrente sanguínea, pois pode haver alguma doença ou infecção.

O papel do cirurgião-dentista é fundamental quando se trata de prevenir que as bactérias da boca circulem pelo corpo.

Ensinar como fazer uma higienização bucal correta e frequente (com a utilização de fio dental e raspadores de língua) é o primeiro passo, tanto para prevenir infecções, quanto para evitar intervenções cirúrgicas.

Consultas preventivas ao dentista e correta higienização da boca são suficientes para manter o corpo inteiro livre de problemas provenientes desses micro-organismos.

A escovação feita de modo correto, pelo menos três vezes ao dia, e o uso de fio dental são extremamente importantes nesse papel.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as bactérias da boca, confira também no nosso site a matéria sobre a contaminação existente nas escovas de dentes !!

Observe nestas imagens de microscópio as bactérias na escovas dentais após a escovação:

blog-imagens (1)blog-imagens (3)blog-imagens (9)