Sedação Consciente com Óxido Nitroso

ANALGESIA INALATÓRIA   (SEDAÇÃO CONSCIENTE COM OXIDO NITROSO E OXIGÊNIO)

Já imaginou sentar-se na cadeira do dentista e de repente … ficar alegre e descontraído… … se sentindo muito bem?oxido_nitroso1-980x360

Problemas para ir ao dentista?ESSA DIFICULDADE NÃO É SÓ SUA!

Anualmente milhões de pessoas, adultos e crianças, ao redor do mundo deixam de visitar o dentista e cuidar de sua saúde bucal por medo ou ansiedade.

Este verdadeiro problema de saúde pública, vem sendo enfrentado com sucesso há muitos anos nos países desenvolvidos, com a técnica de analgesia inalatória, que é MUITO SEGURA, EFICIENTE E SIMPLES.

Gás do riso, ou gás hilariante, provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre isso. Mas afinal, realmente existe um gás do riso? Sim, existe!

O nome verdadeiro do gás é óxido nitroso, e trata-se do que chamamos de sedação consciente.

Apesar do gás hilariante ter um nome engraçado, o medo de ir ao dentista pode ser algo sério.

Para muitas pessoas, isso pode ser obstáculo severo para fazer tratamentos odontológicos, principalmente em crianças e adultos que tem algum tipo de trauma ligado consultório odontológico ou em adultos que tenham essa espécie de fobia do dentista, medo de agulhas  e anestesia, ou qualquer tipo de ansiedade antes de algum procedimento odontológico.

O paciente fóbico tem a opção de usar o gás de óxido nitroso e oxigênio durante o tratamento.

Essa é uma técnica de sedação leve, porém muito segura, que tem o controle de volume administrado pelo dentista durante todo o procedimento.

A sedação com o gás hilariante começou a ser utilizada há mais de um século, em vários lugares do mundo, para a sedação consciente, tem se mostrado útil no trato de pacientes que inspiram atenção redobrada, como portadores de doenças cardiovasculares, neurovasculares, hepáticas, alergias, diabéticos e pacientes com ânsias de vômito.

As vantagens da sedação com óxido nitroso são diversas, o efeito é imediato e é totalmente controlado pelo dentista que pode reverter o quadro a qualquer momento (através da inalação de oxigênio).

Mas de todas as vantagens, a mais importante é com relação a segurança, a sedação com óxido nitroso é considerado um dos procedimentos sedativos mais seguros na odontologia.

A sedação com ÓXIDO NITROSO (N2O) E OXIGÊNIO (O2) é uma forma SEGURA, EFICIENTE E SIMPLES destinada a eliminar o medo e a ansiedade do paciente relativo ao tratamento odontológico.

Utilizada há décadas nos paises de primeiro mundo, finalmente tem seu uso regulamentado para a Odontologia brasileira.

A técnica consiste na inalação de uma mistura de gazes (N2O/O2) com propriedades sedativas e analgésicas, através de uma máscara nasal conectada a um moderno dispositivo que controla a concentração de óxido nitroso.

Proporcionando um relaxamento suave e diminuindo as sensações desagradáveis associadas à realização da anestesia local, podendo ser administrada a adultos e crianças.

O efeito relaxante (ansiolítico) do Óxido Nitroso é acompanhado de uma relativa analgesia (diminuição dolorosa). Essa propriedade é muito importante, pois o tratamento odontológico causa fobia e ansiedade em um grande número de pacientes.

Durante a sedação, normalmente o paciente não dorme, sente apenas um distanciamento do ambiente, acompanhado de uma sensação de “bem-estar” e tranqüilidade, muito agradável durante a inalação. O que precisa se definitivamente esclarecido é Sedação Consciente é diferente de Anestesia Geral.

A Sedação Consciente pode ser definida como “uma depressão mínima do nível de consciência do paciente”, que não afeta sua habilidade de respirar automática e independentemente, e de responder, apropriadamente, à estimulação física e ao comando verbal; com a anestesia geral, ocorre justamente o contrário.

Não há efeitos colaterais após a inalação de N2O/O2.

O paciente logo após o procedimento, pode retomar sua vida normalmente; entre outras qualidades a técnica é mais segura até mesmo que o uso de ansiolíticos orais, por que oferece uma recuperação total em poucos minutos.

A pessoa fica lúcida durante todo o procedimento, mas com um nível de relaxamento muito agradável.

Isso permite ao paciente o reestabelecimento imediatamente após a finalização da cirurgia. Assim que deixar o consultório, já pode exercer atividades normais, como dirigir e trabalhar.

São freqüentes os relatos de que a imagem da odontologia mudou após a técnica.

Confira as opiniões de quem experimentou:

…”Não senti nenhum incomodo, dor ou medo, foi maravilhoso, nem acreditei”;

… “Agora tenho prazer de ir ao dentista, pois não fico na expectativa da dor”. …

‘Me sinto totalmente relaxado”; …

“Me desligo e nem ouço o barulho do motorzinho, é fantástico.”
Sedação-consciente-dentro

O Óxido nitroso é um gás, portanto, inalante.

Por meio de uma máscara, o paciente inala uma mistura de óxido Nitroso e Oxigênio – no máximo com 70% do óxido. Esses dois gases saem de cilindros e a proporção da mistura, com caráter analgésico, é controlada pelo próprio dentista. Após ser inalado, o gás alcança os pulmões, passa pelos alvéolos pulmonares e chega à corrente sanguínea, atingindo o sistema nervoso central, aumentando a tolerância à dor dentro de 5 minutos.

A ação do Óxido Nitroso é no Córtex Cerebral, região que controla o medo, a autocensura e a ansiedade, levando ao relaxamento. Por causar contrações musculares involuntárias na face das pessoas, leva-se a pensar que o gás ocasiona o riso.

Qualquer paciente com estado de saúde geral estável pode ser submetido ao processo de sedação consciente, não havendo assim contraindicações absolutas ao uso de Óxido Nitroso, mas sim contraindicações relativas.

Deve haver precaução no caso de pacientes resfriados ou com sinusite, com dificuldade de comunicação, obstrução do trato respiratório anterior ou intestinal, doentes obstrutivos crônicos e pacientes mentalmente instáveis.

Da mesma forma que é rapidamente absorvido através da inalação, o gás é rapidamente eliminado, de forma inalterada pelos pulmões e pela pele.

Os efeitos analgésicos derivados da administração da mistura dos gases variam de acordo com a curva individual e dos sinais clínicos identificados no paciente.

A sedação com o gás hilariante é a mais utilizada na odontologia pela segurança e simplicidade da técnica.

Termina-se a sedação por analgesia inalatória , administrando-se somente O2 durante 3 a 5 minutos, em que o N2O é eliminado dos pulmões e da corrente sangüínea e o paciente pode se retirar, com todos os seus reflexos normais restaurados.

Não há registro de incidentes graves com o uso desta técnica e tampouco óbitos causados pela Anagelsia, em mais 5 milhões de registros.

Então, se você quer ir ao dentista, tem medo da dor ou da famosa “broca”, que tal experimentar?

Porque quem usou, gostou e garante: – “vale a pena, pelo bem-estar que provoca e pelos resultados, inclusive psicológicos, já que os medos são superados.