o que é isto na boca do bebê?

Cisto de erupção (nascimento dental)

Embora assuste muito os pais. Não é um bicho de sete cabeças.

E sua frequência em crianças é muito comum e acomete qualquer dente em erupção, sendo os molares e os caninos mais frequentemente envolvidos.

O cisto de erupção pode ocorrer tanto em dentes de leite (dentes decíduos) quanto nos dentes permanentes.

Mas, é mais comum na primeira dentição, por isto ocorre mais frequentemente até os 3 anos de idade.

Pode apresentar coloração variando de azulada a vermelho-escuro, dependendo da quantidade de sangue no fluido cístico. E apresenta deste um leve inchaço local, até mesmo uma “bolhona de sangue” como muitas mães relatam ao telefone quando solicitam apavoradas uma consulta de emergência.

cisto

O que é?

É uma alteração que ocorre nos tecidos moles (gengiva) e pode retardar o irrompimento dentário (nascimentos os dentes).

Isto ocorre devido a uma hemorragia interior ao folículo de um dente cuja coroa dentária não romper a mucosa gengival.

Por isto, também chamado de Hematoma de Erupção, é um processo fisiológico normal e pode existir uma variação muito grande de sintomas gerais associados a ele.

Qual a causa ?

Não existe uma causa específica para esse desenvolvimento desse cisto de erupção.
 Este processo pode desaparecer espontaneamente após a erupção do dente, ou não.
Esse quadro ocorre devido a uma hemorragia interior ao folículo de um dente cuja coroa dentária não romper a mucosa gengival.

Qual o tratamento?

Como já vimos acima, a ocorrência é mais comum com a erupção prematura dos dentes e seu diagnóstico, em geral, feito clinicamente, não necessitando de tratamento.

Mas, quando há dor, inchaço isto acaba causando desconforto ao paciente ou impedindo a função de sucção ou mastigação. Nesses casos, deve ser empregada a terapêutica medicamentosa num primeiro momento e acompanhamento e se necessário após uma drenagem cistica cirúrgica.

Por isto, é aconselhável o acompanhamento do (a) odontopediatra durante este período.

Marque  uma consulta odontológica

Com o nascimento ( erupção do dente), ocorre o esvaziamento desse fluido e o sintoma e a característica clínica de tumefação desaparecem.
Este esvaziamento, com desaparecimento do cisto pode ocorrer naturalmente.
Em alguns casos específicos, onde isto não acontece,  é indicado uma cirurgia para liberar a coroa do dente, feito pelo odontopediatra no consultório odontológico.