A história do dentinho – livro para colorir

a href=”#” onclick=”window.print();”>Imprimir Página

Olá crianças, antes de imprimir e colorir o livro da “História do Dentinho”, gostaria que vocês e seus papais prestassem atenção nas dicas importantes que vamos dar, sobre como cuidar dos dentes.

Você sabe que  toda criança nasce banguelinha ,né?

E que os dentinhos começam a nascer por volta dos 6 meses…. em alguns casos antes e em outros depois, mas isto pe normal por que cada pessoa é unica e diferente da outra.

Os primeiros dentinhos são conhecidos como “dentes de leite” , Sabem por quê? Porque são os dentinhos que nascem enquanto a criança ainda mama? Ou por que são branquinhos como leite? Ao certo nem eu sei dizer o por que.

Sabe quantos dentes de leite você tem? 20.

Mas por volta dos 5 anos de meio,  a criança fica com os dentes molinhos, e eles caem. Isso acontece até a criança ter no máximos uns 12 anos. No lugar desses dentinhos de leite que caem, nascem outros que chamamos de dentes permanentes. Quando você ficar adulto, como o papai e a mamãe, terá 32 dentes.

dica 1

Muita criança esquece que é  importantíssimo cuidar dos dentinhos de leite. Pensam: “ah, eles vão cair mesmo! Quando nascerem os permanentes eu cuido!” Mas, se não cuidarmos direitinho deles, vamos ter problemas saúde e ficaremos com uma aparência feia, com dentes escurecidos e quebrados. Além de serem importantes na mastigação dos alimentos que a criança come, os dentes de leite ajudam no crescimento dos ossos do seu rostinho. Sabia?

dica 2

Você já se olhou no espelho hoje? Então corra até ele e dê uma olhadinha nos seus dentinhos. Observe que tem uma fileira de dentes na parte de cima da boca, e outra fileira na parte de baixo. Olhe se eles estão bem limpinhos. Se estiverem, parabéns! Se não estiverem, aproveite para dar uma escovadinha. A parte de cima da boca se chama MAXILA, e a parte de baixo MANDÍBULA. E como você percebeu, ao se olhar no espelho, elas estão cheias de dentinhos enfileirados. Cada um tem um nome. Vamos aprender? Olhe a figura e a legenda. Cada cor é um dentinhos diferente.

dica 3

Você tem estes monstrinhos em sua boca? Eles são chamados de bactérias e, quando eles atacam nossa boquinha, formam uma placa em nossos dentinhos que é chamada de placa bacteriana, que é uma pelinha pegajosa e incolor cheia de bactérias. Ela gruda nos dentinhos. Se não tirarmos este pelinha, ela endurece e vira tártaro que pode deixar nosso dentinho cariado. Mas, como sei que vocês não querem ter esses monstrinhos em suas boquinhas, acredito que vão querer aprender como se defender deles!

dica 4

Toda criança precisa saber é existe um terrível vilão que ataca os dentes e, se não nos protegermos dele, nossos dentes serão terrivelmente atacados. Esse inimigo, ou melhor, inimiga, é a cárie. A cárie  não suporta ver dentinhos brancos e saudáveis. Então, fica vigiando, esperando uma oportunidade de atacá-los. Quando ela consegue atacar os dentinhos, ela os deixa furadinhos, escurecidos e quebrados. Isso dói.  Além disso, ela prejudica nossa audição e pode fazer com nossos dentes permanentes nasçam tortos.

historia dentes

dentinho1Dentinho2dentinho3Dentinho4Dentinho5Dentinho6


APLICAÇÃO

Como cuidar dos dentinhos?

·  Escove-os sempre depois das refeições, inclusive dos lanchinhos.
·  Use escova macia para não ferir sua gengiva.
·  Se você tiver mais de 6 aninhos, escolha uma pasta de dente que tenha flúor. Ele ajuda a proteger ainda mais seus dentinhos, mas antes dessa idade não é aconselhado. A pasta de dente deixa a boca com um perfume e sabor agradáveis.
·  Escove todos os lados dos dentes.
·  Escove a língua e as bochechas também.
·  Use o fio dental para limpar o meio dos dentes. A escova não entra lá.
·  Vá ao dentista. Ele é o super herói que ajuda a defender seus dentes.
·  Não use muito açúcar. Criança que come muito doce tem os dentes mais fracos.
·  Peça ao seu dentista que aplique flúor nos seus dentes.
·  A cada 4 meses, troque sua escova de dentes.

Quem cuida dos dentes pode ter:

·  Boa saúde
·  Boa aparência
·  Boa pronúncia das palavras
·  Bom hálito
·  Boa digestão
·  Bom relacionamento com as pessoas.

Fonte : Bonita Adventista